quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O livro e suas múltiplas utilidades!

Realmente é fascinante o quanto um códice pode ser capaz de inúmeras funções. Por exemplo, dia desses presenciei duas cenas curiosas no metrô. Vamos à primeira. Sempre vi Bíblias de capa preta e letras douradas – BÍBLIA SAGRADA. Mas de capa rosa (choque) e de letras pretas, nunca! Fiquei perplexo. E a capa não era lisa, não. Era toda felpuda. Até fiquei em dúvida se o que a moça, era uma moça, linda moça, tinha no colo um livro ou um bichinho de pelúcia. E, o mais curioso, era que a capa combinava com a vestimenta dela! O livro (sagrado) virou acessório da moda. Visualize: tênis rosa, cinto rosa, livro rosa e tiara rosa. Um espetáculo! Imagino que ela deve ter um livro pra cada ocasião. Um livro certo pra festas, um bem básico, outro pra jantares, um bem provocante, outro pro dia-a-dia frenético da cidade grande, etc, etc. Agora, vamos à outra cena, a segunda, também testemunhada por mim no metrô. Já é de praxe ver leitores nesse transporte público. Tem sempre alguém lendo um livro ou algum impresso dentro da composição, sentado ou em pé mesmo. Vale mencionar também que têm uns doidos que lêem na escada-rolante e até enquanto andam pela rua! Na Avenida Paulista têm muitos. Já esbarrei em vários! Mas, voltando pro que vi recentemente. O que era? Bem, digamos que foi algo bem incomum mesmo. Nunca pensei em utilizar o livrinho que trago comigo como um aliviador de coceira. Nunca, em sã consciência, por mais incômoda que fosse a maldita coceira repentina, saquei do livrinho a mão pra me coçar. Pois bem, caro leitor, foi justamente o que vi, atônito. A moça - era outra moça - simplesmente suspendeu a leitura, acho que era um livro de auto-ajuda; bem, fechou-o com o marca página, claro, inclinou levemente o tronco pra frente e coçou-se freneticamente com o códice. Coçou a região traseira; as costas, pra ser mais claro e pra que o leitor mais malicioso não entenda errado. Eh, meu velho leitor, o livro de auto-ajuda realmente é de auto-ajuda! Fascinante. Coisas assim só por aqui mesmo. Testemunha também se diverte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário