segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O vão existente entre as pessoas é mais perceptível quando vemos a insistência delas em usar os fones da indiferença em lugares públicos.

10 comentários:

  1. vc já esteve no metrô de outros países? qdo está fora do país esta característica é ainda mais marcante, mais costumeira e angustiante, mas com o tempo, agente acostuma e percebe que a individualidade é a verdadeira evolução.

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu nunca vou me acostumar com isso, independentemente donde eu esteja, seja aqui ou acolá. E vem cá, cara Lu, você tem certeza que isso é a verdadeira evolução?? Já eu acho o contrário...

    ResponderExcluir
  3. Acho que sim Bruno, a individualidade nos faz tomar mais conta da própria vida sabe, é claro que é bom poder contar com o próximo e tal, mas uma coisa muito chata em nós brasileiros por exemplo, é o tempo que perdemos falando ou prestando atenção na vida alheia, não sei, passeando por aí, pude notar que em lugares onde as pessoas são mais "civilizadas", ou talvez, em sociedades mais antigas, melhor diaendo, notei que ninguém olha pra ninguém, por isto os punks passam desabercebidos em Londres , por exemplo, e nem por isso, essas sociedades deixam de se ajudar em momentos extremos, vide a organização das pessoas nas ruas de NY no 11 de setembro, ou no Japão após o Tsunami, por isso acho sim que o individualismo não necessariamente quer dizer egoísmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... Seu argumento é bom, Lu. Mas ainda vejo um problema. Numa sociedade em que o individualismo impera, a indiferença prospera. Afinal, ser individualista é o mesmo que ser egocêntrico, ser egoísta. E praticar a indiferença, nesse caso, é o mesmo que não dar atenção, não dar a mínina, enfim, não se importar com nada, é o seu “ninguém olha pra ninguém”. Eu acho isso alarmante! Sério. Em um ambiente público, que é coletivo, o individualismo é sinal evidente de retrocesso, involução; é sinal de falta de educação também. Pra mim, sociedade é viver bem com outrem, mesmo que esse outrem seja diferente, seja um divergente em relação a suas idéias, ideologias. Empatia, pra mim, sim, é sinal real de evolução. Agora, quanto à individualidade, que é o mesmo que personalidade, aí sim concordo contigo. Numa sociedade a individualidade é indispensável. Somos seres únicos, certo? E demonstrá-la numa sociedade cada vez mais consumista, narcisista e retrógrada torna-se foco interessante pra qualquer um aí que tem bons olhos. Aprecio as individualidades dos cidadãos, e, principalmente, das cidadãs da minha cidade. :)

      Excluir
  4. Ok, tenho que pensar sobre isso, ainda não concordo muito com vc, o mundo caminha para a globalização, o processo já começou, e o processo é o "olhar para o outro", para outras culturas, outros modos de vida muito distantes, e cada vez mais iguais, ainda que a passos lentos e sangrentos, acredito ser um caminho sem volta, e para melhor, talvez os fones de ouvido sejam somente para tentar se desconectar, ao menos por alguns momentos, e isso é importante demais para o ser humano, em qualquer tempo, ainda não acredito no egoísmo como conduta majoritária, mas percebo a necessidade de introspecção como algo urgente e essencial. Se os seus olhos estiverem muito interessados em alguma "egoísta", é só não desistir, se houver conexão, é claro que ela vai olhar. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é simples, Lu: individualismo e individualidade são coisas diferentes. Agora, sobre essa necessidade de introspecção que você citou, concordo contigo. Isso aí, hoje em dia, é algo urgente e essencial sim, sem dúvida alguma. A globalização acaba minando a gente mesmo. Carecemos de um tempinho só nosso sim. Porém, isso só vale num ambiente privado. Em lugares públicos, repito, que é coletivo, introspecção é sinal de timidez crônica, ou, em outras palavras, é uma espécie de desconexão da vida em sociedade. Na real? Parece que ninguém aguenta ninguém ultimamente. É 'o cada um por si e o resto que se dane', sabe? Tal filosofia se aplica não só no transporte público como também em diversas áreas desta civilização moderna. E isso é preocupante... E isso me lembra o filme Avatar. Curioso, não?

      Excluir
  5. mas o que vc quer? quer que as pessoas fiquem se olhando? falem umas com as outras? exatamente, qual é a sua espectativa?

    ResponderExcluir
  6. kkk depende Bruno, seria legal, mas depende da pessoa né. Tá meio carente não tá?

    ResponderExcluir